segunda-feira, 14 de abril de 2014

Episitomia: como prevenir e cuidar.

Episiotomia é feita em alguns casos durante o parto normal, quando a abertura da vagina não é elástica o bastante para sair o bebê. É um corte cirúrgico feito no períneo, a região muscular que fica entre a vagina e o ânus, quando já dá pra ver a cabeça do bebê, como mostra a imagem abaixo:



Quando eu estava parindo, eu disse pro médico "eu não quero fazer episiotomia!" e ele disse que tudo bem. Mas como eu não tinha elasticidade suficiente e a Á. já estava no canal de parto a algum tempo, eles estavam preocupados com o bem-estar dela, ela tinha que sair, então não teve jeito, tive que fazer a dita episiotomia. Fizeram uma anestesia local e cortaram (eu não senti nada) e aí a Á. nasceu.

Depois fiquei 1 hora sendo costurada.... Uma hora, bem certinho. Mas tudo bem porque a Á. estava o tempo todo nos meus braços mamando. Foram muitos pontos, não sei quantos, mas acho que uns 20 pelo menos. E no final, eles ainda enfiam o dedo no seu  ânus pra ver se está bem costurado, muito desagradável!

Alguns médicos fazem episiotomia sem necessidade e muitas vezes sem avisar a mamãe, por isso, converse com o seu médico e durante o parto faça como eu, diga EU NÃO QUERO EPISIOTOMIA! Aí só vão fazer se realmente for necessário. 

Tem como prevenir uma episiotomia? Sim! Existe um exercício para fortalecer a região do períneo que você pode fazer estando grávida ou não, e tem que fazer durante a gravidez inteira. É chamado de exercício de Kegel e além de facilitar o trabalho de parto, ainda previne incontinência urinária no futuro e, para quem não está gravida, deixa a vagina fortificada pra agradar o parceiro sexual. É bem fácil e dá pra fazer em qualquer lugar, ninguém percebe. O exercício consiste em contrair a vagina internamente. Pra entender como faz, quando você estiver fazendo xixi, tente interromper o fluxo de urina e soltar novamente e de novo e de novo. Depois você pode fazer isso a qualquer hora em qualquer lugar, faça pelo menos uns 15 minutos por dia. Se você quiser testar pra ver se está fazendo certo, introduza um dedo na vagina e faça o exercício, se você sentir a vagina apertando seu dedo, então está certo. (Eu não fiz esses exercícios por isso precisei de episiotomia.)

----------

Como cuidar da episiotomia depois do parto? Se você tiver que fazer uma episiotomia, tem alguns cuidados que você deve tomar durante a cicatrização para não inflamar:

- Tome banho pelo menos 3 vezes por dia, de manhã, à tarde e à noite, para lavar bem o corte, pois como fica sujo de urina o risco de infecção é grande. Não precisa ser um banho daqueles, só lave bem a região do corte, a vagina e o ânus.

- Ao invés de usar papel higiênico, limpe-se com lenço umedecido.

- Troque o absorvente toda vez que usar o banheiro.

- Além dos 3 banhos por dia, tome banho todas as vezes que fizer coco. Isso é muito sério!

- Para passar a dor, caminhe normalmente, quanto mais caminhar pela casa, mais rápido vai sarar. Isso realmente funciona pois eu caminhava toda torta e dura por causa da dor no corte, daí me disseram pra caminhar normalmente que a dor passaria e eu caminhei uns 5 minutos na varanda de casa, pronto, foi como tirar com a mão.

- Sexo sem dor só dois meses depois do parto.

É isso, espero que tenham se informado. Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.

Beijos, mamãe Gabriele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e/ou tem alguma experiência para contar, ou ainda, alguma dúvida, comente aqui! :)