sábado, 17 de maio de 2014

Como cuidar do umbiguinho do recém nascido

Toda mãe recebe mil e um conselhos para cuidar do coto umbilical do bebê para que fique um umbiguinho bem lindo... As mais antigas vão dizer que no tempo delas se enfaixava a barriguinha, mas que hoje não se pode mais fazer isso... Hoje vou contar como eu cuidei do umbiguinho da Á., de forma que ficou bem lindinho como vocês podem ver:


Nos primeiros dias, eu limpei o coto com uma gase embebida de álcool 70%, a cada troca de fralda. Então colocava o coto pra baixo, cobria com uma gaze limpa e colocava a fralda por cima. Em menos de uma semana o coto secou, então eu comecei a usar um cotonete ao invés da gaze.

A cada troca de fralda, passava o cotonete com álcool 70% na base do coto, bem juntinho a pele. Como o coto já estava seco na posição para baixo, eu não colocava mais a gaze, apenas a fralda por cima.

Com o passar dos dias, o coto começou a soltar da pele, então eu levantava-o e limpava bem com o cotonete com álcool, ali onde seria o buraquinho do umbigo.

Quem me ensinou foi a enfermeira da maternidade onde a Á. nasceu.

O coto caiu com 17 dias e eu continuei limpando com álcool 70%. No dia em que caiu, o umbigo ficou pra dentro, mas logo inchou, saiu um pouquinho de sangue e formou uma casquinha preta. Depois de uma semana, desinchou e sarou e até hoje está bem lindo. Eu molhava o coto durante o banho e não aconteceu nada de ruim.

Dicas: Cuidado quando o coto estiver soltando para não enroscar nas roupinhas durante a troca do bebê, para que não seja arrancado acidentalmente. É normal sair secreção, mas não pode ter cheiro ruim; o cheiro ruim é sinal de infecção e deve ser tratado de acordo com a orientação do pediatra.

Espero que tenha gostado! Beijos, mamãe Gabriele. <3

Um comentário:

  1. Que barriguinha linda! Ótimas dicas Gaby! Já estou indicando o blog para várias meninas :D

    ResponderExcluir

Se você gostou da postagem e/ou tem alguma experiência para contar, ou ainda, alguma dúvida, comente aqui! :)