quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Meu bebê só dorme no peito, o que eu faço?


Desde as primeiras semanas de vida, a Á. sempre dormiu no peito.

Conforme os meses foram passando, tentei fazer com que ela dormisse sozinha, sem sucesso.

Eu pesquisava, em sites e fóruns, técnicas "infalíveis" para fazer o bebê dormir sozinho, que iam desde torturar deixar o bebê chorando por horas no berço até dormir, passando pela combinação chupeta + cheirinho e acabando em técnicas mais elaboradas, com rotina e separação gradual.

Uma vez, quando ela tinha um ou dois meses, eu tentei deixar ela chorando... Ela chorou até ficar rouca e não dormiu e eu me senti a pior mãe do mundo por deixar ela chorar. Ela estava com fome ou com saudade da mamãe.

Chupeta, eu não queria dar pra ela. Quando ela tinha uns 3 meses, mais ou menos, ela fazia meu peito de chupeta, então comprei uma pra ela mas ela não pegou e eu fiquei super satisfeita.

Tentei fazer ela dormir com cheirinho e com ursinho, colocando o cheirinho no rostinho dela enquanto ela mamava pra dormir, mas não teve jeito, ela queria peito e ponto final.

Até que, por volta de 1 ano de idade, ela começou a demorar mais para cair no sono. Largava o peito e brincava, e eu enfiava peito devolta pra ela dormir logo. Uma noite, ela não dormia e não dormia, e eu senti cheiro de leite coalhado na boquinha dela. Naquele momento decidi que tinha chegado a hora dela aprender a dormir sem peito.

Usei a técnica de separação gradual. Primeiro eu deixava ela mamar até eu sentir que ela não estava mais se alimentando (engolindo o leite), estava apenas chupando o "bico natural". Então eu tirava o peito e colocava ela deitadinha do meu lado pra dormir. As primeiras noites foram terríveis, ela chorava, chorava e puxava minha blusa, mas eu fui firme (tem que ser firme pra dar certo). Até que na quarta ou quinta noite, ela só dava uma reclamadinha e já começava a conversar e brincar até dormir.

Depois de uma semana, comecei a colocar ela no berço depois de amamentá-la e de ficar deitada um pouquinho do lado dela na minha cama. Nos primeiros dias, tinha que me contorcer toda pra "deitar" do lado dela no berço. Depois só ficava em pé ao lado do berço. Fui me afastando aos poucos, até que um dia, saí do quarto e ela dormiu sozinha no quarto.

Hoje em dia, ela não consegue dormir enquanto eu estiver no quarto, mas eu sempre fico um pouquinho lá depois de colocá-la no berço, pra passar segurança. Às vezes ela ainda chora, então eu vou lá, acalmo ela sem tirá-la do berço e saio novamente.

É muito importante continuar com uma rotina antes de dormir, assim como você vem fazendo nos últimos meses: um banho relaxante, um jantar, um livro/historinha, etc... O horário também, deve ser sempre o mesmo. A Á. dorme por volta das 21h30min.

Não existe idade certa para fazer com que o bebê durma sem peito, existe apenas o momento em que ele passa a estar preparado para dormir sozinho. Então não se sinta mal se o seu bebê ainda dorme mamando, lembre-se que tudo é fase e logo passa: paciência!

Para saber mais sobre amamentação e sono do bebê, clique aqui e aqui.

E o seu bebê já dorme sozinho? Conte-nos a sua experiência abaixo, nos comentários.

Beijos, Mamãe Gabriele.

Um comentário:

  1. Meu filho está com 11 meses é exatamente como era a sua nessa fase. Só que há 3 dias, parece que não consegue mais manter-se adormecido. Se ele acordava uma ou duas vezes, hoje ele acorda de 2 em 2 horas durante a noite. Não sei o que faço, tenho dor de cabeça o dia inteiro por isso. Ah! Os dentes de trás dele estão nascendo, tem relação? Desde já, agradeço! Um abraço.

    ResponderExcluir

Se você gostou da postagem e/ou tem alguma experiência para contar, ou ainda, alguma dúvida, comente aqui! :)