domingo, 30 de março de 2014

O banho do neném...



Quando eu estava nos últimos meses de gravidez, uma coisa que me preocupava (além do parto, claro) era o banho da minha bebê. Como segurar aquele serzinho tão frágil dentro de uma banheira para lavar?

Assisti alguns vídeos no youtube. Tudo bem, não parecia tão difícil.

E então chegou o grande dia, teria que banhar minha pequeninha... E ela chorou o tempo todo! :(

Foi assim por 3 dias, até que a minha mãe foi conhecer a netinha (eu morava em outro estado), e me mostrou o que eu estava fazendo de errado:

Eu achava que tinha que dar banho bem rápido, por causa dos vídeos que eu vi, mas dessa forma eu só assustava ela. Pode dar banho com calma no seu bebê, que ele não vai derreter e vai até gostar. Claro que se for inverno, você vai precisar de um aquecedor...

Outro truque que a minha mãe me ensinou é colocar um paninho no peito do bebê para ele não se assustar quando colocar ele na banheira.

Pronto, o banho virou motivo de alegria pra Á. e pra mim.

Outras dicas para um banho perfeito:

*Certifique-se que o cômodo onde você vai banhar o seu bebê esteja com todas as janelas e porta fechadas para que não haja correntes de ar, evitando resfriados no seu filhote.

*A água do banho deve ser morna, mesmo no inverno.

*Prepare tudo o que você vai precisar durante e depois do banho, antes de iniciar o banho. (Produtos de higiene, toalha, fralda, pomada, roupinha, etc)

*Nunca, jamais, em hipótese nenhuma deixe seu bebê sozinho na banheira.

*Até 1 mês não passe shampoo, condicionador, perfume, hidratante, para evitar alergias. Lave o cabelo com sabonete próprio para bebê.

*Cante e converse com o seu bebê durante o banho.

*Dê banho sempre no mesmo horário, por exemplo, antes de dormir a noite, para criar uma rotina, facilita muito nossa vida!

*Segure o bebe como na foto abaixo:



*Antes do banho, limpe os olhinhos do seu bebê com algodão e a língua com gaze, ambos umedecidos.

*No verão, de vários banhos no seu bebê, quantos quiser para aliviar o calor, mas só lave ele com sabonete uma vez pois a pele do bebê resseca muito fácil.

*Banho de chá de camomila alivia brotoejas.

*Seque bem todas as dobrinhas e no meio dos dedos.

Gostou do post? Tem mais alguma dica para as outras mamães? Comente! Conte-nos como foi o primeiro banho do seu bebê.

Beijos, Mamãe Gabriele.
:)

2 comentários:

  1. Mto legal... futuras mamães devem seguir essas dicas, não irão se arrepender... a dica da fraldinha no peitinho do bebê é ótima mesmo... :)

    ResponderExcluir

Se você gostou da postagem e/ou tem alguma experiência para contar, ou ainda, alguma dúvida, comente aqui! :)